A gripe é uma enfermidade desencadeada pelo vírus Influenza, que causa uma infecção aguda nas vias respiratórias. Os sintomas são febre alta, cansaço e fraqueza, dores de cabeça, dores musculares, tosse e dores de garganta. Os sintomas da gripe são freqüentemente mais graves do que os do resfriado.

O vírus Influenza tem uma capacidade de mutação constante. Isto faz com que o organismo das pessoas tenha dificuldade para se defender das agressões deste microorganismo. O contágio pelo vírus ocorre pelo ar ou em contato com as pessoas gripadas. Quando o doente espirra ou tosse, espalha no ar os vírus que podem ser inalados por quem estiver por perto e as epidemias ocorrem especialmente durante o inverno.

Se não for tratada a tempo, a gripe poderá evoluir para pneumonia, pois a falta de defesas deixa o organismo susceptível à infecção por bactérias. Geralmente, a doença começa a ceder dentro de uma ou duas semanas e a febre pode durar cerca de oito dias.

Prevenir é a melhor opção

A imunização contra o vírus da gripe por meio da vacina é válida por um ano, em função das mutações do mesmo. Ter uma alimentação equilibrada mantém o organismo fortalecido e evita que os sintomas da doença se agravem.

Manter o corpo hidratado, ingerindo bastante água, chás e sucos também ajuda a manter as mucosas da vias aéreas hidratadas, evitando, portanto, o seu ressecamento (porta de entrada para outras infecções).

Tratamento

Não existe tratamento curativo para a gripe. Repouso, uso de analgésico e antiinflamatório, além de mucolíticos (fluidificantes) e expectorantes, ajudam a aliviar os sintomas e a eliminar o catarro. No entanto, o tratamento deve ser feito somente sob orientação do médico, pois só ele saberá avaliar a gravidade dos sintomas e o perfil do paciente para prescrever o medicamento adequado.
FONTE: SITE MÉDICO