A higienização do nariz é importante para manter a saúde e evitar o aparecimento de problemas respiratórios como gripes, resfriados, rinites, sinusites, entre outras doenças. Daniel Nunes, médico otorrinolaringologista, orienta que a lavagem nasal deve ser feita diariamente usando apenas o soro fisiológico.

“O tempo seco e o uso frequente do ar-condicionado favorecem o ressecamento do nariz, por isso é importante realizar essa higienização e hidratação. A recomendação é para todas as idades, desde o bebê até os idosos. A limpeza pode ser feita usando a solução fisiológica em uma seringa, mas o ideal é utilizar a solução já preparada, facilmente encontrada nas farmácias”, explica o médico.

A lavagem hidrata a mucosa do nariz, diminui o tempo de contato de alérgenos e otimiza a limpeza de agentes agressores que ficam retidos no muco natural de defesa.

As orientações principais são usar o soro várias vezes ao dia, evitar lugares fechados por muito tempo e manter os ar-condicionados limpos.

Cuidado com o vício

Um hábito comum entre as pessoas, mas que não é recomendado pelos médicos, é a aplicação frequente de descongestionantes nasais. Segundo o Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas de São Paulo, o uso indiscriminado destes medicamentos ocupa o terceiro lugar na lista de problemas causados por efeitos colaterais e uso incorreto de remédios, perdendo apenas para os anti-inflamatórios e analgésicos.

“A dependência acontece com qualquer tipo de descongestionante. O vício desses remédios é explicado pela rápida e temporária sensação de alívio ao respirar. Ao pingar o produto, o paciente já começa a respirar bem. Mas, depois, dificilmente ele consegue largar esse produto sem a ajuda médica”, alerta Daniel Nunes.

Fonte: Minha Vida