Em uma sociedade em que a comunicação entre as pessoas torna-se cada vez mais necessária, seja para o provimento de relações de trabalho ou mesmo pessoais, a voz torna-se um importante instrumento de comunicação. Por isso a necessidade de adotar alguns cuidados com as cordas vocais, evitando o aparecimento de nódulos, popularmente conhecidos como “calos nas pregas vocais”.

Segundo a otorrinolaringologista Mariana Santos, os nódulos surgem principalmente devido ao uso inadequado da voz . “Essas lesões são comumente ocasionadas pelo uso da voz de forma inadequada ou em excesso(pessoas que falam muito ou que gritam com frequência). Problemas respiratórios também podem precipitar o mau uso das pregas vocais(como ocorre não raramente em crianças com hiperplasia da adenoide e rinite alérgica, por exemplo). O diagnóstico dos nódulos vocais é feito através de um exame chamado videolaringoscopia. O tratamento envolve repouso vocal,terapia fonoaudiológica e em alguns casos específicos cirurgia”, afirmou a médica.

Os nódulos ocorrem com mais frequência em mulheres e crianças, devido ao tamanho das cordas vocais(proporção glótica). Além disso, mulheres têm menos ácido hialurônico nas pregas vocais, o que diminui o “sistema de amortecimento “ das mesmas contribuindo para maior incidência de nódulos no grupo feminino.

“A voz é um dos principais instrumentos de comunicação e por isso cuidar dela é tão importante. Para isso, deve-se adotar algumas medidas, como evitar cochichar(prefira falar baixo ao invés de cochichar) e gritar, falar mais devagar e com uma melhor dicção, evitar o tabagismo e excesso de álcool, sempre tratar tosses e pigarros, além de manter o organismo hidratado e respirar corretamente”, disse a especialista Mariana Santos.

Caso o paciente identifique alguma alteração na qualidade da sua voz, é importante procurar um especialista para que sejam feitos os exames necessários e prescrito o tratamento mais adequado para o problema.