O que é o Implante Coclear
O implante coclear é um dispositivo eletrônico que faz a função das células ciliadas lesadas ou ausentes. Ele produz um estímulo elétrico às fibras remanescentes do nervo auditivo. O implante oferece ao usuário capacidades auditivas importantes e melhora da comunicação. Um implante coclear é um tratamento seguro, confiável e eficaz para a perda severa ou profunda da audição em adultos e para perdas profundas nas crianças.

Os primeiros trabalhos de pesquisa sobre os implantes cocleares começaram na França em 1957. A partir deles a tecnologia dos implantes cocleares tem sido desenvolvida desde um dispositivo somente com um eletrodo (ou canal), até um sistema complexo que transmite grande quantidade de informação sonora através de múltiplos eletrodos.
Atualmente existem no mundo, mais de 60.000 usuários de implante coclear.

O que acontece durante a cirurgia?
A cirurgia do implante coclear é segura, feita sob anestesia geral assistida. O acesso cirúrgico é realizado na região retroauricular (atrás da orelha), onde é feito uma incisão no couro cabeludo de aproximadamente 3 a 4 cm, dependendo da marca do implante. O tempo de hospitalização é de aproximadamente 2 dias e o paciente pode ir para casa e retornar ao serviço após 30 dias para ativação do implante.

Quais os Resultados?
– Níveis de audição social normal, melhora da capacidade para escutar sons de fala e sons ambientais com maior chance de reconhecimento de fala de freqüências altas, ou seja, os sons mais agudos;
– Aquisição da linguagem oral ocorre mais facilmente;
– Melhora da qualidade de vida.

É importante lembrar que os resultados podem variar de indivíduo para indivíduo, dependendo de vários fatores com à causa da perda de audição, o tempo de surdez e a idade em que o implante foi feito. O seu medico poderá lhe orientar melhor quanto ao prognóstico esperado.

Qual é a Diferença entre um Aparelho Auditivo e um Implante?
Os aparelhos auditivos amplificam os sons ou os intensificam. Os sons produzidos por esses aparelhos não oferecem, em alguns casos, muito benefício às pessoas com uma perda severa e profunda da audição nos dois ouvidos.

Em outras palavras, não importa quão intenso for o som produzido pelo aparelho, um ouvido com deficiência profunda da audição não poderá processar a informação devido à extensa lesão das células ciliadas.

Um implante coclear não amplifica os sons. Este dispositivo fornece informação sonora útil ao estimular diretamente as fibras neurais remanescentes na cóclea, o que permite à pessoa perceber o som.

ouvido22