Manter o nariz do bebê limpo possibilita que ele tenha uma boa respiração, durma bem e previne infecções respiratórias. De acordo com a otorrinolaringologista pediátrica Renata Garrafa,  quando os bebês são pequenos, principalmente nas estações mais frias do ano, é comum que haja um acúmulo de secreção nas vias nasais. E se não houver uma higienização adequada, facilita episódios e gripe e otite.

Renata explica que a higienização do nariz do bebê pode ser iniciada ainda na maternidade. “É importante que o nariz do bebê seja lavado duas vezes ao dia: ao acordar e na hora do banho. Alguns bebês podem ficar mais agitados no começo, mas com o tempo eles vão se acostumando com o processo”, explica.

A otorrinolaringologista  orienta a limpar o nariz do bebê com uma seringa com soro fisiológico. Segundo ela, essa técnica possibilita que seja feita uma limpeza profunda da cavidade nasal do bebê. Quando esse tipo de técnica é usada, inclusive, pode acontecer de a secreção do bebê ser expelida por uma das narinas.

Como limpar o nariz do bebê com uma seringa

Para realizar o procedimento de limpar o nariz do bebê é necessário:

  • 1 seringa de 5 ml
  • Soro fisiológico natural
  • Aspirador nasal

Na hora de lavar o nariz da criança com a seringa é necessário que ela esteja com a cabeça mais elevada, de preferência sentada – evite fazer essa técnica com a criança deitada.

Coloque um pouco de soro fisiológico em um recipiente e mergulhe a seringa absorvendo o líquido até que ela fique cheia. Na sequência aproxime a seringa da narina da criança e a incline levemente para o lado oposto. Por exemplo, se a narina que vai ser higienizada é a esquerda, a inclinação deve ser para a direita.

Com a criança posicionada, aplique o soro fisiológico na narina de forma calma e precisa. “É importante que seja colocada uma boa quantidade em volume de soro, mas pode ser feito com pressão moderada”, alerta a especialista.

A aplicação do soro pode fazer com que haja uma liberação da secreção nasal na narina do lado. Se isso acontecer, significa que o soro conseguiu penetrar em toda a mucosa do nariz. Pode ser que não aconteça logo de primeira mas isso não significa que não houve higienização do local.

O procedimento pode ser repetido de duas a três vezes por narina.

De acordo com Renata, a aplicação do soro é suficiente para realizar a limpeza nasal. No entanto, quem quiser, pode usar o aspirador para realizar uma limpeza mais completa. “O aspirador nasal é uma boa escolha para ser usado quando o bebê está gripado e pode ser usado para facilitar a higienização, mas não substitui o soro fisiológico”, completa.

Qual soro fisiológico usar?

Existem opções se soro fisiológico simples e com conservantes. Para realizar a limpeza do nariz do bebê Renata recomenda que seja usado a opção natural. ?É muito raro a criança manifestar efeitos colaterais ao usar soro fisiológico. No entanto, a solução natural ajuda a prevenir que esses sinais apareçam?, explica.

Pode usar haste de algodão para limpar o nariz do bebê?

Não é indicado introduzir a haste no nariz da criança, pois corre-se o risco de machucar o bebê, uma vez que o orifício de seu nariz é pequeno. Além disso, podem ficar pedaços de algodão dentro do nariz, o que irá atrapalhar a respiração. Renata orienta a usar a hasta somente para tirar casquinhas que estejam na parte externa do nariz, se for necessário.

Pode usar conta gotas para limpar o nariz do bebê?

De acordo com Renata, o jato de soro fisiológico ajuda a limpar o nariz de forma mais profunda, eliminando assim a secreção. No entanto, caso a criança esteja gripada ou com uma secreção mais espessa, pode-se usar o soro fisiológico com conta gotas para amolecer a secreção.

Fonte: Uol