O coração é um músculo e, portanto, precisa ser exercitado. Uma vida sedentária pode deixá-lo despreparado para momentos críticos, de grande emoção ou de necessidade física.

A pessoa sedentária tem maior tendência à obesidade e ao desenvolvimento de hipertensão arterial, fatores que predispõem ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Exercícios regulares podem preparar o seu corpo e condicionar seu coração a trabalhar com menos risco de fadiga. Exercícios também podem reduzir o peso que por conseqüência também reduz o risco de pressão alta, o nível de colesterol e o diabetes. Movimente-se, você e seu coração só tem a ganhar.

Nunca é tarde para ser saudável

Praticar exercícios regulares só trás benefícios, principalmente na terceira idade. É nessa fase da vida que observamos estes benefícios aos sistemas muscular, ósseo e cardiovascular.

Os exercícios físicos mais recomendados na terceira idade, e em qualquer idade são: andar, correr, nadar, pedalar e dançar. No caso da natação, a água deverá estar em torno de 27º, pois temperaturas inferiores determinam diminuição dos batimentos cardíacos, aumentam os riscos de arritmias, além de variações indesejáveis da pressão arterial.

Evite choques térmicos – da sauna para a água gelada, por exemplo. Exercícios de impacto corporal e/ou levantamento de grandes pesos não são recomendáveis.
Contudo, antes de iniciar um programa de exercícios deve-se considerar algumas recomendações:

1. Submeter-se a avaliação médica para estabelecer seus limites

2. Teste Ergométrico quando houver indicação

3. Alimentação equilibrada considerando as dietas prescritas pelo seu médico

4. Beber bastante água

5. Usar roupas leves e calçados adequados ao exercício

Tempo das atividades físicas

· A duração da atividade física deve girar em torno de 30 a 50 minutos, de uma única vez ou dividida em duas ou três vezes. Caso a pessoa não tenha nenhum condicionamento, inicie com tempo menor.

· 10 minutos de alongamento antes de iniciar qualquer atividade física prepara o coração e o resto do corpo para as mudanças provocadas pelos exercícios em nosso organismo. Da mesma forma, o esfriamento – ou a volta a calma – por 10 minutos também é importante. Evite terminar o exercício e ir direto ao banho.

· Exercícios físicos três vezes por semana é o suficiente, ou até cinco, caso tenha um condicionamento prévio. Sempre devem ser intercalados dias de descanso físico.

· A aptidão física ideal poderá ser alcançada após 12 a 14 semanas de treinamento regular.
FONTE: SITE MÉDICO