Teresina sediará a VIII Jornada de Otorrinopediatria nos dias 26 e 27 de agosto, reunindo médicos renomados na área e terá como foco as abordagens em consultas, diagnósticos e tratamentos em doenças ligadas à otorrinolaringologia que afetam o desenvolvimento linguístico e comunicativo em crianças.

De acordo com o otorrino Flávio Santos, a escolha do foco deste ano se dá ao aumento considerável nos distúrbios de linguagem em crianças. “É uma oportunidade única de discutir e aprender sobre este tema que aflige muitas DSC_0026famílias. Muitos pais se perguntam por que seus filhos não vão bem na escola, não conseguem se concentrar em atividades do dia a dia e apresentam comportamentos diferentes de outras crianças, muitas vezes estas características são ocasionadas por distúrbios linguísticos e comunicativos associados à uma deficiência auditiva ou de fala e nós médicos precisamos nos atualizar para orientar melhor os familiares na abordagem com estes pacientes”, afirmou o médico.

Os palestrantes convidados são: Prof. Dra. Berenice Dias Ramos (PUC-RS), que ministrará as palestras ‘Desenvolvimento Normal da Linguagem na Infância’, ‘Atraso no Desenvolvimento da Linguagem na Infância’, ‘A Criança Autista’ e ‘Principais Distúrbios no Desenvolvimento da Linguagem na Infância’; Prof. Drº. Osmar Mesquita Neto (Santa Casa – SP), com as palestras ‘Deficiência Auditiva na Infância’ e ‘Indicações e Complicações no Implante Coclear na Infância ’, e o Prof. Drº Reginaldo Fujita (UNIFESP – SP), com as palestras ‘Atraso na Muda Vocal – Como abordar’,  ‘Estridor na Infância – Diagnósticos Diferenciais’ e ‘Disfagia e Sialorreia na Infância – Como abordar’.

Representantes do quadro médico do hospital também apresentarão palestras, a médica Priscila Fontenele apresentará ‘Indicações Atuais de Motorização Intraoperatória do Nervo Facial e a médica Isadora Veloso ministrará a aula ‘Indicações de Polissonografia na Infância’.

A Jornada é uma oportunidade de imersão e atualização sobre distúrbios de linguagem e dificuldades de aprendizagem ocasionados por doenças ligadas ao sistema otorrinolaringológico, tendo como público alvo otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, pedagogos, pediatras, neuropediatras, neurologistas e psicólogos.

O evento será realizado no Hospital Flávio Santos, na unidade localizada no centro de Teresina. As vagas são limitadas e no ato da inscrição o interessado deverá doar 3kgs de alimentos não perecíveis que serão doados à Casa Frederico Ozanam.

Confira a programação:

Print

Print