Avalie as seguintes questões: A sua voz é rouca, irritante, aspirada ou áspera? Sente freqüentemente a garganta arranhada ou cansada? Precisa de fazer esforço para conseguir falar? Tem o hábito de pigarrear para tentar limpar a garganta? As pessoas perguntam-lhe se está constipado quando não está? Tem notado que perdeu a capacidade de atingir notas agudas quando canta? Caso tenha respondido sim a todas essas perguntas, saiba agora dicas para ter uma boa voz:

Uma hidratação adequada do organismo através do consumo freqüente de água otimiza a produção da mucosa laríngea e a lubrificação das cordas vocais.

Evite bebidas com álcool ou cafeína, pois desidratam. Evite o fumo, ativo e passivo. Evite o abuso ou mau uso vocal, como falar muito alto, gritar e sussurrar. Evite ambientes barulhentos. Pare de falar se sentir a garganta seca ou cansada. Utilize formas visuais ou outras não vocais de chamar a atenção.

Utilize um microfone, se necessário. Não use a sua voz num tom não natural e confortável. Evite pigarrear. Modere o uso da voz se estiver doente.

FONTE: ABRIL 04