Na manhã deste último sábado, 02, os colaboradores do Hospital Flávio Santos participaram de um treinamento de Reanimação Cardiopulmonar. Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- CIPA, o curso faz parte do projeto de responsabilidade social “Salve uma Vida” da SAEPI – Sociedade de Anestesiologia do Estado do Piauí, que capacita não médicos em Suporte Básico à Vida.

Segundo a médica anestesiologista e presidente da SAEPI, Dra. Suélleen Lima, cerca de 80% dos casos de parada cardiorrespiratória acontecem em casa e são presenciados por um membro da família. “Apenas 10% sobrevivem, porque a maioria das testemunhas não sabem fazer reanimação básica. É importante capacitar todos os funcionários em reconhecer uma parada cardíaca e as medidas iniciais que devem ser tomadas enquanto chega o atendimento médico de emergência”, comentou durante o treinamento.

A reanimação feita por quem presencia a parada cardíaca pode “dobrar” a chance de sobrevivência. Para a recepcionista Vânia Oliveira, participar do curso lhe confere mais qualificação no atendimento. “Para a equipe da recepção, que é a primeira a receber o paciente, termos esse conhecimento básico já ajuda em como identificarmos uma parada e agir da forma correta enquanto o médico é solicitado”, completou.

O treinamento se dividiu em orientações teóricas e práticas para a identificação e medidas corretas em casos de paradas cardiorrespiratórias e engasgos. “Muitas vezes, recebemos pacientes com aspiração de corpo estranho e com o curso já podemos identificar e agir imediatamente para socorrer os casos de maior emergência”, comentou o recepcionista Carlos Lima.