O Hospital Flávio Santos realizou um momento de interação entre os pacientes que recuperaram a audição após a cirurgia de implante coclear. O encontro aconteceu no último sábado (16), na Unidade do Centro, e contou com uma palestra sobre cuidados e manuseio com o implante coclear, ministrada pela Dra. Marília Botelho, de São Paulo.

“Nós já realizamos mais de 120 cirurgias de implante coclear no Piauí, significando um grande avanço para a medicina do Estado. O encontro de hoje é muito especial porque, além de esclarecermos algumas dúvidas dos pacientes, ainda proporcionamos momentos de interação e troca de experiências. Hoje eles puderam se conhecer e compartilhar suas histórias de vida”, observou o otorrinolaringologista Flávio Santos.

Maria do Carmo é mãe da pequena Eloísa Vitória, de 2 anos, que é implantada há 10 meses. Ela participou do encontro e avaliou a evolução do tratamento da filha. “Quando eu soube do encontro, fiquei muito ansiosa para conhecer as famílias das crianças implantadas. É muito bom conhecer pais que vivem essa mesma experiência, porque percebemos que não estamos sozinhos. Eu me sinto muito feliz porque vejo a evolução da minha filha e, hoje, ainda pude descobrir cuidados que eu não tinha e que a partir de hoje terei, como a proteção do cabo e a colocação do implante no desumidificador”, contou.

O implante coclear é um dispositivo eletrônico que faz a função das células ciliadas lesadas ou ausentes. Ele produz um estímulo elétrico às fibras remanescentes do nervo auditivo. O implante oferece ao usuário capacidades auditivas importantes e melhora da comunicação. Um implante coclear é um tratamento seguro, confiável e eficaz para a perda severa ou profunda da audição em adultos e para perdas profundas nas crianças.