Há um grupo de pessoas que, apesar da idade, sempre apresentam uma figura esplêndida, gozam de boa saúde e têm muita vitalidade. Pode parecer incrível, mas todo mundo tem a fórmula para retardar os nefastos efeitos do tão temível envelhecimento e alcançar uma ótima condição de saúde.

Muitas das doenças degenerativas que aparecem após os 50 anos (artrite, hipertensão arterial, distúrbios cardiovasculares, osteoporose, etc.) são o resultado de um estilo de vida inadequado e podem ser evitadas seguindo-se certos hábitos saudáveis. Por outro lado, a ansiedade, a depressão, o aborrecimento e outras perturbações emocionais crônicas potencializam as possibilidades de ocorrerem doenças graves que deterioram a saúde, acelerando o envelhecimento.

Em contrapartida, a herança familiar, uma alimentação equilibrada, hábitos higiênicos e atividade física são fatores que incidem diretamente na melhoria da saúde. Da mesma maneira, a habilidade de controlar e conhecer as emoções constituem um fator essencial para se enfrentar as situações do dia-a-dia com uma atitude positiva. O otimismo fortalece as defesas, protege o organismo de doenças, intensifica nossos sentidos e nos mantêm jovens.

Está demonstrado que um adulto ativo e dinâmico encontra sempre um sentido para a vida, enquanto que um sedentário reclama de seus sofrimentos. Os especialistas em bem-estar físico e mental salientam que um baixo nível de satisfação pessoal gera desequilíbrios, e advertem que as defesas de um indivíduo deprimido são muito baixas, criando um campo propício para determinadas doenças.

Assim como se reconhece a influência do estado de ânimo no sistema imunológico, também está demonstrado que a atividade física regular incide diretamente no bem-estar geral de qualquer pessoa. Alguns definem a saúde não como um objetivo duradouro, mas sim a luta entre estar saudável e ficar doente. É por isso que a proposta de manter-se sempre jovem e saudável consiste em tomar consciência da importância de manter-se sempre ativo, desde o nascimento até a morte.

Aqueles que vivem mais tempo e melhor sempre adotaram a linha da vida saudável e do espírito esportivo porque, além de prevenir doenças cardíacas, o exercício físico reduz o acúmulo de gordura no organismo, aumenta a massa muscular, melhora a capacidade aeróbica, diminui a descalcificação dos ossos e contribui para a elasticidade dos tecidos.
Existem atividades físicas que, pela sua criatividade, estimulam o riso e a concentração. Isto permite que a mente se livre das preocupações e se concentre no bem-estar físico e mental. Por outro lado, as atividades aeróbicas mais recomendadas para manter-se em forma são o ciclismo, a natação, o caminhar acelerado e a ginástica aeróbica.