Otosclerose é uma doença genética que cursa com perda auditiva progressiva, sendo uma das causas de surdez profunda. Ela pode se manifestar inicialmente apenas como zumbido (muitas vezes referido como uma “cachoeira no ouvido”). É mais comum em mulheres e existe uma tendência de piora na gravidez.

Essa doença é provocada pelo crescimento anormal de tecido ósseo, impedindo a movimentação adequada do estribo, um osso que participa da condução do som na orelha média.

Felizmente, muitas vezes existe a possibilidade de tratamento cirúrgico, que consiste na retirada de parte do estribo e na implantação de uma prótese. “O procedimento cirúrgico mais indicado para o tratamento da otosclerose é a cirurgia de estepedectomia, que substitui parte do estribo por uma prótese de teflon. Após o procedimento, os pacientes voltam a desempenhar suas atividades sociais, de trabalho e de estudos com uma melhor qualidade auditiva”, declara o otorrinolaringologista Flávio Santos.

Se você não ouve bem, tem zumbido ou alguém na família com perda auditiva, procure um otorrinolaringologista para avaliação do seu caso.