A doença de Ménière é uma doença do ouvido interno que atinge geralmente um só ouvido e é mais frequente nos homens que ultrapassaram os quarenta anos de idade.Pode surgir em consequência de uma pancada no ouvido, de uma infecção, de uma reacção alérgica, de uma situação congénita ou de qualquer outra causa conhecida ou desconhecida.

Sintomas da Doença de Ménière:

Um ataque desta doença pode ocorrer repentinamente, provocando tonturas, náuseas ou mesmo vómitos. Com frequência surge um zumbido no ouvido acompanhado de dores de cabeça e o sentido do equilíbrio fica alterado.Os ataques podem ser ligeiros ou fortes e duradouros e o sentido da audição pode ficar diminuído.O tratamento vulgarmente usado na doença de Ménière é o tratamento médico.

Causas de tonturas

As tonturas podem dever-se a:

1) Doenças e problemas a nível do ouvido interno. Esta é uma situação para o médico otorrino que deve verificar se tal situação existe e qual a melhor abordagem e terapêutica a seguir. Uma das causas das tonturas pode ser a doença de Ménière falada acima.

2) Alterações do índice glicémico. Isto requer uma análise ao sangue para determinar como está o nível de açúcar e por forma a saber o que fazer para corrigir esta situação.Esta acção é normalmente feita pela médico se bem que em muitas farmácias seja possível fazer um simples teste para determinar o grau de açúcar no sangue.

3) A tensão alta ou a tensão demasiado baixa, também podem provocar tonturas e deve-se determinar se esta situação está por detrás das tonturas ou não. Esta situação exige aconselhamento médico.

FONTE: JC.Santiago