Diversas são as atrações para os foliões aproveitarem o carnaval, que já se consagrou como a época mais animada do ano. Seja correndo atrás do trio ou vibrando com as apresentações das escolas de samba, as pessoas gritam num coro de muita diversão. No entanto, esses hábitos aumentam a chance de desenvolver o pólipo vocal, que configura uma lesão da prega vocal decorrente do mau uso da voz.

Os sintomas incluem rouquidão crônica e voz sussurrada, que tendem a progredir por dias a semanas, acometendo mais comumente homens.

“Os pólipos costumam provocar, além da rouquidão, uma tosse irritante e, se forem muito volumosos, podem chegar a obstruir o interior da laringe, levando a dificuldade respiratória. O grau de disfonia varia de acordo com o tamanho e a localização dos tumores, por isso, é estritamente necessário que o paciente procure atendimento especializado para dar o melhor diagnóstico e tratamento”, explica o otorrinolaringologista Flávio Santos.

De acordo com o especialista, o tratamento dos pólipos envolve, na grande parte das vezes, uma cirurgia. “O tratamento geralmente é cirúrgico, mas alguns casos podem melhor com uso de anti-inflamatórios e terapia fonoaudiológica”, observa Flávio Santos.