Coceiras no ouvido. Veja o que fazer!

Coceira nos ouvidos é um sintoma desconfortável, irritante. Algumas vezes é causada por fungos (especialmente nos casos agudos), mas na maior parte das vezes é uma dermatite crônica, ou seja, uma inflamação na pele do canal do ouvido.

A dermatite seborréica, por exemplo, é uma condição semelhante à caspa do couro cabeludo; a cera é seca, escamosa e abundante. Alguns pacientes com este problema melhoram diminuindo a ingestão de certos alimentos agravantes como gordura, açúcar, chocolate e amido.

O médico, em geral, prescreve gotas de ouvido para serem usadas sempre que for necessário, especialmente na hora de dormir. Não existe um tratamento de cura definitiva da alergia nos ouvidos, mas pode ser mantida sob controle. Em alguns pacientes, a coceira nos ouvidos é causada por alergias que requerem tratamento médico específico.

Pacientes com coceira, descamação, ou com acúmulo abundante de cera, mais facilmente desenvolvem uma otite externa ou otite dos nadadores. Está indicado o uso de gotas à base de álcool toda vez que a água entra e fica no canal. O álcool absorve a água, ajuda a secar o ouvido e pode mesmo eliminar bactérias e fungos. Uma solução de ácido acético (vinagre) diluído com metade de álcool pode ajudar na prevenção da otite externa.

Pacientes com esse tipo de problema devem consultar um médico antes do período de praia e piscina para exame e provável remoção de cera e descamações do canal do ouvido.


FONTE: ABC DA SAÚDE

21/02/11, 11h19

© 2014 HOSPITAL FLÁVIO SANTOS. Todos os direitos reservados

Unidade 24h: Rua 1º de Maio, 138/Sul
Unidade II: Rua Félix Pachêco, 2221/Sul
Unidade Jockey: Av. Lindolfo Monteiro, 699/Leste
Fone: 86 3221-5654
Email: atendimento@hospitalflaviosantos.com.br
Facebook: http://facebook.com/hospitalflaviosantos


Site by Masávio