O nariz está localizado no centro da face e isso não é por acaso. Para o bom funcionamento dessa estrutura que dependem uma série de outras funções do organismo como o olfato, a função pulmonar, o rendimento físico, a qualidade do sono, o desenvolvimento dos ossos da face, a fala e a linguagem. No entanto, algumas obstruções atrapalham entrada de ar pelo nariz e forçam respiração bucal.
Rinite
De 30% a 40% das pessoas em todo o mundo têm rinite durante a vida. A forma mais comum é a alérgica, em que a sensibilidade aumenta quando entra em contato com algumas substância, como poeira, pólen, pelos, perfumes e produtos químicos.
A casa de quem tem rinite deve ser bem arejada e livre de coisas que podem acumular poeira, como tapetes, cortinas, sofás desencapados e bichos de pelúcia.

Desvio de septo
O septo é uma estrutura formada por cartilagem e osso que funciona para dividir as duas cavidades nasais. Tem função anatômica porque aumenta a velocidade de entrada do ar no corpo.
Boa parte dos desvios é causada logo na infância, pela respiração bucal, que muda a forma da arcada superior.
Adenoide
É uma espécie de carne esponjosa que fica no final do nariz e tem função de defesa contra doenças respiratórias.
Esse tecido linfático é importante no reconhecimento de vírus e bactérias e também na produção de anticorpos.
Começa a se formar a partir dos 2 anos de idade e cresce rapidamente, às vezes mais que o crânio. Quando isso acontece, o nariz pode ficar obstruído, e é indicado procurar um médico.

Fonte: Bem Estar