Respirar é uma ação natural e involuntária do ser humano, mas quando este ato acontece apenas pela boca podem ocorrer sérios problemas à saúde. De acordo com especialistas na área, quando por um longo período tempo a inalação deixa de passar pelas narinas, assim a estética da face fica comprometida acarretando em deformação, caso não seja tratada logo no início. A lista de problemas que podem ser causados por essa disfunção vai desde simples roncos, passando por infecções respiratórias, deformidades nos dentes, dentre outras.

Devido à ansiedade, estresse, medos, inseguranças ou tensões, as pessoas perdem a capacidade de manter uma respiração correta, pelo nariz, chegam a colocar no seu pulmão uma mínima quantidade de ar que provoca um atrofiamento. A respiração feita pela boca, chamada de Síndrome do Respirador Bucal, desde a infância causa uma deformidade no rosto devido à má postura dos ossos. “O problema se agrava ainda mais quando está relacionado com outros fatores, como uso incorreto do bico/chupeta, causando resultados negativos para a saúde, além da face ficar alterada e desencadear nos jovens baixo autoestima”, declara o otorrino Flávio Santos

A obstrução nasal é causada por deficiências nas narinas ou amígdalas, que influenciam no sono e principalmente no desempenho escolar em crianças e adolescentes, pois a respiração feita pela boca provoca um cansaço. Profissionais pedem que os pais tenham atenção e procurarem ajuda quando perceberem as gengivas avermelhadas, ronco ou mastigação deficiente. “Se essas ações acontecerem frequentemente é necessário recorrer aos especialistas em otorrinolaringologia, odonpediatria ou ortodontistas por volta de cinco anos de idade. Quanto mais cedo as consultas médicas, mais rápido será o tratamento”, afirma o otorrino.

A cirurgia também é o caminho para a resolução de outras duas causas da respiração bucal: o desvio do septo – que pode reduzir o diâmetro das narinas, impedindo a passagem normal do ar -, e o crescimento exagerado das adenóides, glândulas localizadas na porção posterior do nariz, sem função importante. O tratamento com fonoaudiólogo é faz parte também para corrigir a respiração, tem a finalidade de realizar um trabalho muscular através de exercícios que melhoram a tonicidade e postura dos órgãos fonoarticulatórios. “Nos procedimentos realizados tentamos ajustar as funções de mastigação, deglutição e fala. Além de conscientizar a família da importância de respirar de forma correta”, declara a fonoaudióloga Dra. Gerissa Neiva.

1ī

2