Teresina já registra as primeiras chuvas de verão, apresentando dias nublados e temperatura que varia de 22ºC a 35ºC. Essa mudança no tempo pode pegar muitas pessoas de surpresa e desencadear doenças respiratórias. “Variações bruscas de temperatura ocasionam irritação na garganta, no nariz e nos olhos de pessoas sadias, além de piorar aqueles que já tem asma ou rinite ”, relata o otorrinolaringologista Dr. Flávio Santos.

Além disso, o excesso de umidade culmina em uma maior produção de mofo. “O verão cria o ambiente perfeito, pois as chuvas e o calor promovem respectivamente a umidade e a temperatura necessárias ao desenvolvimento de mofo”, avalia Dr. Flávio Santos.

Para amenizar os problemas recorrentes nessa época do ano, o especialista recomenda manter a casa arejada, principalmente nas áreas onde o acúmulo de umidade é maior, e, se possível, reparar os pontos de vazamento e infiltração. No entanto, pessoas que têm problemas respiratórios, como asma ou alergias, devem se submeter a acompanhamento contínuo de um profissional.