A Otite é uma inflamação no ouvido que costuma ocasionar dor, febre, falta de apetite, entre outros sintomas. A doença é bem comum em crianças e algumas complicações, como fluidos persistentes no ouvido médio, infecções persistentes ou infecções repetidas, podem causar problemas de audição e outras complicações graves.

Existem vários tipos de otite, as mais comuns são a otite externa aguda(OEA) e a otite média aguda (OMA). “A otite externa é uma inflamação que acomete o meato acústico externo. Já a otite média aguda é uma inflamação do tímpano e da região imediatamente atrás dele. O sintoma mais marcante destes dois tipos de otite é a dor de ouvido. Em algumas ocasiões, além da dor, pode haver saída de secreção”, explica otorrinolaringologista, Mariana Santos.

De acordo com a médica, as causas da otite externa aguda estão relacionadas a entrada de água no meato acústico externo ou manipulação com dedo, cotonete ou qualquer outro objeto.

“O tratamento normalmente é feito com limpeza feita pelo médico e uso de gotas otológicas e analgésicos. Em alguns casos, pode ser necessário antibiótico via oral”, explica.

Já a otite média aguda surge em consequência de uma gripe ou resfriado. “Isto acontece porque existe uma comunicação entre a região atrás do tímpano e o fundo do nariz. O tratamento usualmente é realizado com antibiótico via oral e analgésicos”, explica.

Mariana Santos destaca que com o tratamento adequado, na maioria das vezes o ouvido se recupera sem sequelas. “Porém, a otite pode gerar diversas complicações como meningite, perda auditiva permanente, abscesso subperiosteal, perfuração da membrana timpânica e estreitamento do meato acústico externo”, ressalta.

Ela acrescenta ainda que a doença pode ser prevenida evitando o uso de cotonetes, ou a introdução de qualquer outro objeto no ouvido, evitando uso de chupetas, amamentando na posição sentada e também através da vacinação contra Influenza, Pneumococo e Haemophilus influenzae não-tipável.

Em todos os sinais de dor de ouvido, o mais importante é procurar um otorrinolaringologista. “Ele fará o diagnóstico e tratamento adequados, identificará e tratará possíveis complicações da otite e dará as devidas orientações para cada caso”, finaliza a médica.