Utilizadas a quase todo o momento, as pregas vocais vibram inúmeras vezes durante o dia e nos permitem cantar e falar com clareza, viabilizando uma comunicação efetiva. No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz e a data chama atenção das pessoas para os cuidados com a voz. Em Teresina, a população terá acesso a atendimentos gratuitos na Semana da Voz, que acontece do dia 16 ao dia 20 desse mês, no ambulatório do Hospital Getúlio Vargas, no Hospital Universitário e no Centro Universitário Uninovafapi.

Profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho como cantores, professores, jornalistas, locutores e atores, devem redobrar os cuidados com as cordas vocais, mas a atenção com a voz deve partir também da comunidade em geral.

“Preocupar-se com a saúde vocal não é dever apenas de quem trabalha com a voz. O restante da população negligencia muito esse instrumento que é importantíssimo para a comunicação”, alerta o otorrinolaringologista Flávio Santos.

O especialista explica que toda rouquidão que persiste por mais de duas semanas deve ser investigada. “O câncer de laringe comumente se manifesta apenas com rouquidão e, se descoberto no início, tem altas chances de cura apenas com um procedimento cirúrgico”, esclarece o médico.

Flávio Santos ainda comenta sobre os cuidados que a população deve ter como beber bastante água, não gritar, evitar exposição à fumaça e respirar bem pelo nariz. Para os que trabalham com a voz, é importante aquecer as cordas vocais antes de utilizá-las e ter um acompanhamento com especialista. “Gritar pode traumatizar a prega vocal, gerando um pólipo, por exemplo. O cigarro agride a mucosa respiratória e aumenta chance de câncer de laringe e também de lesões benignas nas pregas vocais, como o edema de Reinke. Respirar pela boca aumenta a chance de nódulos vocais, comum em crianças”, finalizou o médico.