A sabedoria popular sempre relacionou o frio com a causa dos resfriados e alergias, mas será que as temperaturas amenas provocam essas patologias respiratórias? Na realidade, as baixas temperaturas deixam o ar mais seco e a mucosa da via aérea irritada, sendo um agente que propicia doenças da via aérea.
De acordo com o otorrinolaringologista Flávio Santos, o frio não causa o resfriado, mas pode facilitar infecções e alergias. “Durante o inverno, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias, mas o frio exclusivamente não é o responsável pelas infecções respiratórias”, afirma.
O especialista ainda observa que a maioria das pessoas reduz drasticamente a quantidade de água que bebe durante os meses mais frios, pois não sente tanta sede quanto no verão. “A redução do consumo de líquido pode levar ao espessamento da saliva e das secreções nasais e do pulmão, que são responsáveis pela limpeza de agentes infecciosos”, explica Flávio Santos.
O tratamento do resfriado inclui repouso e ingestão de líquidos para permitir que o corpo combata a infecção por conta própria. No entanto, se os sintomas persistirem, um médico deverá ser consultado.