O Mal de Parkinson é uma doença neurológica e degenerativa que afeta principalmente pessoas acima de 60 anos. Não existe cura, mas os tratamentos disponíveis permitem o controle da doença. Dia 04 de abril é lembrado como o Dia Nacional do Parkinsoniano, data importante para chamar atenção da sociedade sobre a doença.

Algumas pessoas que possuem mal de Parkinson ficam com os músculos da laringe e da cavidade oral comprometidos, o que pode gerar voz trêmula, rouquidão, dificuldades na mastigação e na deglutição. “As pessoas acometidas pela doença se incomodam muito com engasgos e com lentidão ao falar”, explica o médico Flávio Santos.

É importante que esses pacientes procurem o otorrinolaringologista para serem avaliados e fazerem os exames necessários que identifiquem os problemas. Após o diagnóstico pelo profissional, o paciente deverá começar o tratamento para estimular a musculatura comprometida, de acordo com o local afetado e o estágio da doença.

O tratamento para a reabilitação pode ser lento e exige dedicação, mas os resultados aparecem com o tempo. O médico também lembra que é de suma importância o acompanhamento com os profissionais corretos e que os exercícios ensinados possam ser praticados em casa.

“A pessoa com mal de Parkinson já possui muitas fragilidades, daí a importância das visitas frequentes ao médico especialista. O processo de reabilitação não é tão rápido, mas, se feito corretamente, traz bons resultados, permitindo ao paciente se comunicar e se alimentar melhor”, finalizou.