Ronco, apneia do sono, voz anasalada, acúmulo de secreção no interior do nariz e obstrução nasal. Esses são alguns sintomas causados por infecção, inflamação ou aumento da adenoide, um tecido linfoide que fica atrás do nariz (numa região chamada de rinofaringe). Em casos como esses, muitas vezes o tratamento mais indicado é a adenoidectomia, cirurgia para remoção das adenoides.

De acordo com o otorrinolaringologista Flávio Santos, não há restrições de idade para a realização do procedimento cirúrgico. “A cirurgia deve ser feita quando as infecções e a obstrução nasal afetam a saúde e a qualidade de vida da pessoa, portanto não está relacionada à idade. Respiração bucal intensa, com padrão respiratório inadequado e sono não reparador, por exemplo, são indicativos da necessidade de uma intervenção cirúrgica. No entanto, o paciente precisará de um acompanhamento médico para diagnosticar a doença e realizar o tratamento adequado”, declara.

O especialista completa dizendo que, geralmente, quando as adenoides são infectadas, o tratamento inicial envolve o uso de antibióticos, além de anti-inflamatórios ou corticoides. Caso os sintomas persistam, a cirurgia é o procedimento mais indicado. “É um procedimento simples que não afeta o sistema de defesa local, porque existem outras estruturas capazes de desempenhar essa função perfeitamente”, acrescenta Flávio Santos.

O estudante Erik Lima, hoje com 15 anos, passou pela cirurgia há sete anos, e avalia os benefícios do procedimento. “Eu ficava doente com muita frequência, com o nariz entupido e com constantes dores na garganta. Além disso, quase todo mês eu tinha crise de sinusite, por isso o médico sugeriu que eu fizesse a cirurgia. Passei alguns dias de pós-operatório com uma alimentação especial para não machucar a garganta e evitar o sangramento da área, mas valeu muito a pena porque nunca mais tive esses sintomas”, conta.

A recuperação da cirurgia dura de 7 a 10 dias, mas tem pacientes que podem se recuperar mais rapidamente e outros que demoram um pouco mais. A alimentação especial deve ser baseada em líquidos, pastosos e alimentos macios, na temperatura fria. Alimentos quentes devem ser evitados para prevenir sangramento local.

Adenoide
A adenoide constitui um tecido de defesa contra a invasão de agentes estranhos ao organismo. Em conjunto com as amígdalas, que se situam no fundo da garganta( na orofaringe ),elas fazem parte do chamado Anel Linfático de Waldeyer, responsáveis pela proteção da região das cavidades nasais, bucais e da garganta. A adenoide cresce à medida que o sistema imune se desenvolve(entre os 3 e 5 anos de idade geralmente),devendo regredir por volta dos 7 anos.