As frutas são ricas em vitaminas, fundamentais para reforçar a nossa saúde nesta época do ano. Elas aumentam nossa proteção contra vírus que causam gripes e resfriados. Em primeiro lugar, é necessário fazer no mínimo três refeições diárias, já que elas são de extrema importância para assegurar a ingestão de carboidratos, que fornecem energia; vitaminas e proteínas, campeãs no processo de produção de anticorpos. Outra dica é beber muita água para hidratar o corpo e eliminar toxinas.

Veja que males cada fruta pode combater:

Frutas com vitamina C
– A vitamina C é bem conhecida das pessoas, é o antioxidante que vai proporcionar às células de defesa a resistência e o combate às infecções. A gente precisa de 80 miligramas por dia, que seria em torno de duas laranjas pequenas ou duas tangerinas pequenas para suprir a necessidade. Ela precisa ser ingerida diariamente, não adianta em um dia comer quatro laranjas e aí passar dois dias sem ingerir nada. Ex: Laranja, Acerola, kiwi, tangerina

Frutas ricas em betacaroteno
Essa frutas reforçam as celular do nosso corpo. A gente deveria ingerir pelo menos oito a dez gramas de betacaroteno por dia, isso seria mais ou menos uma fatia grossa de mamão diariamente. Ex: Mamão, o melão e a manga.

Frutas secas
Esse grupo de furtas também são importantes aliadas na proteção do sistema de defesas do organismo, elas suprem as nossas necessidades de vitamina. Só que neste caso, o consumo precisa ser moderado. As frutas secas são ricas em gordura, que é o que acrescenta estas calorias a mais em relação as outras frutas. A quantidade adequada seria 30 gramas por dia, que equivale três castanhas grandes ou duas colheres de amêndoas, de nozes ou de castanhas por dia. Ex: Amêndoa, castanha e o damasco.

Frutas e verduras ricos em vitamina A
No caso das gripes, o reforço do sistema imunológico deve partir de nutrientes que protegem as membranas mucosas que revestem olhos, nariz, pulmões e estômago. A vitamina A é a principal fonte deles e precisa da ajuda de alguns compostos para ser metabolizada. Nesse caso, é indicado consumir especialmente alimentos de cor amarela, vermelha e verde escuro. Ex: Mamão papaia, espinafre, cenoura, batata doce, abóbora e abobrinha.

Uva e o mirtilo
Esses dois são ricos em substâncias que combatem os radicais livres e ainda ajudam a evitar inflamações, como as infecções respiratórias tão comuns nesta época, além de reforçar a luta contra o envelhecimento. O mirtilo vem sendo reconhecido como a fruta da longevidade, devido à altíssima capacidade antioxidante. Em torno de duas colheres de sopa por dia já supriria esta necessidade antioxidante diária do organismo. Ele pode ser consumido fruta por fruta e ainda ser preparado na forma de geleias, cremes, em bolos e tortas.

 Maçã
A maçã contém ácido málico que favorece a absorção da vitamina C, nutriente antioxidante. Uma pesquisa verificou que 100g da fruta fresca pode ser mais benéfico que um comprimido de vitamina C, já que os antioxidantes naturais são mais potentes que os encontrados em suplementos dietéticos.