A cirurgia do nariz, chamada de rinoplastia, é hoje uma das intervenções cirúrgicas mais realizadas no Brasil. O procedimento tem objetivo de equilibrar a expressão facial, harmonizando correções funcionais e estéticas, já que alterações indiscretas nessa região podem gerar sérios problemas ao indivíduo, seja para a saúde física e/ou psicológica. Por ter uma estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre raças e indivíduos, tornando um nariz único de pessoa para pessoa.

Responsáveis pelo núcleo de rinoplastia de um hospital particular especializado em otorrinolaringologia da capital, os otorrinos Paulo Rogério e Márcio Pio ressaltam que antes da realização da intervenção cirúrgica em um paciente é importante analisar detalhadamente o perfil facial dele através de exames clínicos externos, internos, radiografias, tomografias e estudos fotográficos para saber como dar prosseguimento a cirurgia.

“Durante a consulta médica é importante o paciente relatar todas suas expectativas e anseios, para depois, junto com ele, apresentarmos uma alternativa objetiva sobre os efeitos da cirurgia”, explica o Dr. Paulo Rogério. Segundo o Dr. Márcio, é imprescindível que o paciente fique seguro e confiante em realização ao procedimento e o resultado da rinoplastia. “A plástica nasal deve respeitar o perfil do paciente e deixar o rosto harmônico em todas as perspectivas, mesmo que o procedimento não seja estético” afirma Márcio Pio.

IMG_7887

 

A rinoplastia proporciona grandes modificações, pois o médico tem a possibilidade de reduzir o tamanho do nariz em  relação ao seu comprimento, além da altura e largura, solucionando muitas deformidades que provocam problemas psicológicos e interferem diretamente no convívio social do paciente. Os otorrinos ressaltam também que as incisões cirúrgicas acontecem dentro do nariz, por isso não deixam cicatrizes externas. De acordo com Paulo Rogério existe uma variedade de técnicas e recursos para trabalhar cada rosto. “Todos os esforços operatórios são voltados para harmonizar a relação nasal com os componentes da face. A cirurgia traz benefícios estéticos e respiratórios. A beleza é uma característica subjetiva e a rinoplastia moderna preza pela naturalidade e bom funcionamento da respiração”, pontua o otorrino.

 

DSC04615