Grande parte das pessoas já se adaptaram a usar o cotonete para fazer a limpeza da cera dos ouvidos. O que muita gente desconhece é que esse hábito pode gerar diversos riscos para saúde auditiva, podendo ocasionar desde pequenas a sérias lesões, algumas que necessitam até de intervenção cirúrgica para a correção.

A cera, conhecida no linguajar médico como cerume, existe para nos proteger. “A finalidade da cera de ouvido é manter o canal auditivo limpo. A cera de ouvido ajuda a afastar a poeira e sujeira de nossos tímpanos e também exerce papéis antibacterianos e de lubrificação”, diz o otorrino Flávio Santos. Quando a cera seca, cada movimento do maxilar, seja pela mastigação de alimentos ou pela conversa com amigos, ajuda a trazer a cera velha para fora pela abertura da orelha, fazendo desnecessário o uso do cotonete ou de qualquer outro objeto que possa ser inserido no ouvido. Entre os principais perigos que envolvem o uso de cotonetes e outros materiais usados para fazer limpeza dentro do canal auditivo,  estão infecções como otites externas e até mesmo lesões no tímpano, que podem levar a surdez. “O cerume do ouvido é produzido por várias glândulas existentes no canal auditivo.

O uso de cotonetes pode oferecer diversos problemas para saúde auditiva. Entre eles infecções, que podem variar, sendo leves ou graves e lesões na membrana timpânica, que perfuram os tímpanos e necessitam de cirurgia para correção”, explica o otorrinolaringologista Flávio Santos. De acordo também com o especialista, é uma ilusão acreditar que estamos retirando toda a cera dos ouvidos. O otorrino explica que o máximo que podemos conseguir é empurrar a cera em direção aos tímpanos. “O que sai no cotonete é apenas o que está sendo expelido pelo nosso organismo, já que as orelhas possuem um mecanismo que traz a cera em direção ao orifício auditivo externo, quando ela não possui mais utilidade. O restante é empurrado para os tímpanos. Essa atitude estimula as glândulas ceruminosas que produzem uma maior quantidade de cera. Ou seja, quanto mais limpamos, mais cera nosso organismo produz”, pontua ele.

Se o individuo quiser fazer uma limpeza, de acordo com o médico, ela deve ser feita com uma toalha logo após o banho, somente até onde o dedo alcança, assim a cera não pode ser empurrada até o tímpano, retirando só o excesso. Dr. Flávio ressalta que em alguns casos a cera é produzida em exageradamente ou os canais auditivos são estreitos e tortuosos demais. Quando isso acontece o tímpano pode ser “tampado” causando dificuldade na audição. “Nessas situações a cera precisa ser retirada por um especialista com uma lavagem ou aspirações, tudo com instrumentos especiais que não agridam os ouvidos. Antes da limpeza pode ser preciso usar uma solução em gotas própria para amolecer e soltar a cera”, ressalta Flávio Santos.